O radônio é um elemento radioativo de origem natural que se forma no ciclo de decaimento radioativo de moléculas de urânio e tório, presentes naturalmente no solo, nas rochas e na água. Ficou curioso? Então continue com a gente e veja tudo que você precisa saber sobre radônio.
O que é Radônio?
Trata-se de um gás invisível, insípido, inodoro e mortal, que entra nos ambientes confinados (casas e edifícios) através de fissuras, rachaduras, buracos, canos da fundação, ralos e água de poço. Isto porque a principal fonte de contaminação de gás radônio em um ambiente confinado é o próprio solo sobre qual o imóvel foi construído. Ao vir das profundezas da terra, o radônio é liberado através do solo no ambiente natural e se dissipa rapidamente, não causando danos aos seres vivos. Contudo, ao encontrar um ambiente confinado, o radônio tende a se concentrar, tornando-se um contaminante invisível e mortal devido a sua radioatividade.
Onde pode ser encontrado
Devido a sua ocorrência natural, o radônio é encontrado em todos os locais, fazendo parte da composição do ar que respiramos. Entretanto, não devemos nos questionar se existe radônio em nossas casas e nos locais de trabalho.
A grande dúvida é qual a quantidade de radônio existente nos locais aos quais frequentamos. E a única maneira de conhecer a concentração de radônio em um ambiente é através da realização de uma análise do ar.
Conheça os riscos do radônio para a saúde